13 / 11 / 2018

Romero Ferro lança single VaporWave com influências PopBrega

“Pra Te Conquistar” traz desenvoltura e maturidade textual de jovem cantor e compositor pernambucano.  por Hugo Montarroyos

Romero Ferro é um artista docemente congruente. Apesar de novo, o cantor e compositor demonstra uma maturidade pop difícil de ser vista no Brasil atual. Porque “Pra Te Conquistar”, seu novo single, produzido por Leo D (também tecladista do Mundo Livre S/A) e Patricktor4 vem embalado em um formato de rara coesão no universo da música popular, pois, além de um arranjo extremamente dançante, a música conta com uma letra caprichosamente bem construída que bate na tecla dos amores imperfeitos. Até aí, parece de uma obviedade latente. Mas Romero Ferro, autor de música e letra, dribla com maestria o que poderia soar como lugar comum. “Talvez o problema em você seja maior em mim”, canta Romero, enfatizando o jogo de espelhos que permeia uma relação amorosa, para depois concluir: “Os nossos erros já não têm mais fim. E eu me pergunto do avesso, ao contrário, se eu ainda estou afim”. E é nessa dualidade que Romero conduz a narrativa de um discurso que foge das obviedades do tema. Tudo com o esmero de um narrador que parece ter o dobro da experiência de Romero. Aí está a graça da coisa: apesar de escrita na primeira pessoa, Ferro estaria falando dele próprio ou contando a história de outro alguém? Trata-se de ficção ou realidade? Cabe ao ouvinte decidir.

O próprio Romero Ferro explica o novo direcionamento de sua música. “Eu venho mergulhando no universo do brega e da música pop desde o início da minha carreira,  amadurecendo minhas composições através das minhas experiências e referências. Acredito que cada álbum de um artista precisa trazer algo novo. Foi aí que iniciei as conversas com Patricktor4, em seguida com Leo D, e fomos costurando ideias, caminhos e sonoridades” diz. “Eu e Patrick começamos a ouvir várias coisas, fomos para alguns festivais juntos e foi em São Paulo, durante a SIM SP, que compus as primeiras músicas desse novo trabalho”, afirma. “Começamos a ouvir New Wave e resolvemos misturar com o Brega pernambucano. Percebemos que os dois estilos tinham muito em comum. Quando propusemos a ideia para o Leo D ele topou na hora!”, conta Romero. “Nós definimos o estilo desse projeto como ‘TropicalWave’ ou ‘BregaWave’, revela. “As referências vão de Kaftwerk, Toro y Moi, Daft Punk, Tame Impala, Reginaldo Rossi, Márcio Greyck e Odair José, passando pelo pop dos anos 1980 de Marina e Lulu Santos. O disco vem nesse universo”.

Leo D, produtor de “Pra Te Conquistar, confirma tudo isso e detalha como foi elaborada a produção do single. “Buscamos inspiração nas músicas dos anos 1980 que fazem sucesso nas festas ‘brega kitsch’ atuais. A batida da música veio de ‘Lindo Lago do Amor’, de Gonzaguinha. Os sintetizadores do refrão vieram de uma pegada ‘Olhar 43’, do RPM. O solo de guitarra foi inspirado em Kaftwerk. Daí nasceu o estilo que batizamos de ‘BregaWave’, um brega com sintetizadores poderosos.”, conta Leo D.

Para celebrar o lançamento, o artista promove evento, nesta quinta-feira, 5, no Café Empório, em Tambaú, a partir das 21h. Além do pocket show, será apresentado o videoclipe para o público. Completam a noite os dj’s pernambucanos Rodrigo Porto e Pepe Jordão. Os ingressos custam R$ 10,00 e você encontra no site (https://www.sympla.com.br/quintas-autorais-com-romero-ferro-pe__314029). Na hora, custa R$ 15,00 – vendido apenas em espécie.

 
Sobre Romero Ferro:

Apesar de ser um artista novo, Romero Ferro já é dono de um currículo impressionante. Seu primeiro disco, o elogiado “Arsênico”, de 2016, rendeu uma bela notoriedade ao cantor. O álbum lhe proporcionou uma indicação de “melhor cantor popular” no “Prêmio da Música Brasileira de 2017”. Participou também de duas edições do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. Foi tema de matéria de capa do caderno de cultura do jornal “O Globo”, além de ser personagem de uma reportagem de oito páginas da revista “Veja”, em fevereiro de 2018. Além disso, rodou o Brasil fazendo shows nos principais festivais de música do país como o MADA (RN), Festival No Ar Coquetel Molotov (PE), RecBeat (PE), Rio2C (RJ), Móbile (JP), FIG (Garanhuns-PE), entre outros.

O single e o clipe de “Pra Te Conquistar” são as primeiras pistas de seu novo álbum, programado para ser lançado no início de 2019. A ideia é, até lá, lançar mais dois clipes de mais duas músicas inéditas de seu novo trabalho.

Fonte:Júnior Belo

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *